Você sabe o que é CAPACITISMO?
É o termo usado para descrever a discriminação e opressão contra pessoas com deficiência.
⠀
Vamos deixar registrado “7 frases capacitistas para NÃO usar mais!”
1. “Ah, eu fingi demência”: o uso pejorativo da palavra “demência” é ofensivo para quem vive com alguma condição decorrente da perda da função cerebral.
2. “Deu uma de João-sem-braço”: coloca a pessoa com deficiência numa posição de pessoa oportunista, de quem usa sua condição física como desculpa para se eximir de alguma responsabilidade.
3. “Que mancada!”: associa erros a pessoas com deficiência física. “Mancar” e “manco” são denominações pejorativas para pessoas com dificuldades motoras.
4. “Em terra de cego quem tem olho é rei!”: coloca a pessoa vidente como privilegiada em relação às pessoas com deficiência visual.
5. “Tão linda, nem parece ser deficiente!”: preconceito que parte da ideia de beleza padrão, associada a corpos perfeitos. Todos os corpos são lindos em suas diversidades!
6. “Aquela menina PCD”: pessoas com deficiência são, antes de mais nada, pessoas. Indivíduos únicos, com vivências e personalidades diversas e não devem ter sua existência reduzida à sua condição de saúde.
7. “Retardado, idiota, mongol, autista, imbecil, lesadol”: são termos muito usados de forma pejorativa, relacionados à alienação e incapacidade.
Compartilhe! Quanto mais conhecimento, menor o preconceito.
⠀
Vamos juntos?!
⠀
🌎 www.21conecta.com
⠀